APRENDENDO
ARGUMENTAÇÃO COM O JOGO QUESTÕES POLÊMICAS BRASIL
Manoela
de Jesus Santos
Sidineia
Moreira Santos
Taniela
Santos Macedo
Orientadora:
Dsc Adriana Maria de Abreu Barbosa
RESUMO:
O presente
artigo tem como objetivo principal apontar a relevância que o jogo didático Questões Polêmicas Brasil (QPBrasil): o jogo
da argumentação, que foi
idealizado para que os jovens exercitem ludicamente a capacidade argumentativa
que deve ser ensinada e aprimorada no ambiente escolar. É de extrema
importância levar o aluno a conhecer e compreender os mecanismos expressivos da
língua, uma vez que esses contribuirão para o aperfeiçoamento argumentativo e
comunicativo dos educandos. Além disso, o planejamento do texto e a seleção dos
argumentos de acordo com a intenção comunicativa contribuem para uma maior
eficiência no uso das palavras e melhoram o poder de persuasão. Utilizamos o jogo citado nas oficinas que
ministramos durante o ano de 2011 nas intervenções realizadas pelo Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Letras,
no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Régis Pacheco (CEEPRP). O
jogo foi de valia, pois com o mesmo podemos reconhecer a importância dos
recursos didáticos para a aula de língua portuguesa conforme assinala os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997). Abordaremos aqui o uso do
QPBrasil em sala e em quais aspectos ele pode desenvolver e propiciar uma
aprendizagem prazerosa, lúdica e significativa ao aluno. Embasadas em Garcia
(2004), Geraldi (1997), Suárez Abreu (2001) entre outros, nossa proposta é
refletir a função discursiva da língua e organização dos argumentos na produção
textual e como o referido jogo pode contribuir para o ensino de língua.
Palavras-chaves: Língua.Ensino.Produção textual.Argumentação.Jogo
didático.
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