quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Trabalho apresentado no I SEDIar


APRENDENDO ARGUMENTAÇÃO COM O  JOGO QUESTÕES POLÊMICAS BRASIL

Manoela de Jesus Santos
Sidineia Moreira Santos
Taniela Santos Macedo
Orientadora: Dsc Adriana Maria de Abreu Barbosa


RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo principal apontar a relevância que o jogo didático Questões Polêmicas Brasil (QPBrasil): o jogo da argumentação, que foi idealizado para que os jovens exercitem ludicamente a capacidade argumentativa que deve ser ensinada e aprimorada no ambiente escolar. É de extrema importância levar o aluno a conhecer e compreender os mecanismos expressivos da língua, uma vez que esses contribuirão para o aperfeiçoamento argumentativo e comunicativo dos educandos. Além disso, o planejamento do texto e a seleção dos argumentos de acordo com a intenção comunicativa contribuem para uma maior eficiência no uso das palavras e melhoram o poder de persuasão.   Utilizamos o jogo citado nas oficinas que ministramos durante o ano de 2011 nas intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Letras, no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Régis Pacheco (CEEPRP). O jogo foi de valia, pois com o mesmo podemos reconhecer a importância dos recursos didáticos para a aula de língua portuguesa conforme assinala os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997). Abordaremos aqui o uso do QPBrasil em sala e em quais aspectos ele pode desenvolver e propiciar uma aprendizagem prazerosa, lúdica e significativa ao aluno. Embasadas em Garcia (2004), Geraldi (1997), Suárez Abreu (2001) entre outros, nossa proposta é refletir a função discursiva da língua e organização dos argumentos na produção textual e como o referido jogo pode contribuir para o ensino de língua.

Palavras-chaves: Língua.Ensino.Produção textual.Argumentação.Jogo didático.










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